Descrição
O ponto de partida é a análise histórica do fenômeno religioso, considerando a plausibilidade do “homo religiosus” dentro de uma abordagem fenomenológica.
Neste contexto, os modelos metodológicos explicativo e compreensivo, esboçados pelas ciências naturais (positivistas/objetivistas) e pelas ciências sociais (fenomenológica), respectivamente, fornecerão o substrato teórico para situar a encruzilhada metodológica em que se encontram as Ciências da Religião.
A proposta do curso é discutir se a abordagem metodológica das ciências religiosas está contextualizada ou não com as demandas do ensino religioso da atualidade.
       


Conteúdo programático
Unidade 1 - A Encruzilhada Metodológica Das Ciências Da Religião, Em Face Do Ensino Religioso
Abordagem Histórica Do Método Explicativo Nas Ciências Da Religião
Contexto Histórico Do Método Compreensivo E Conceito De Vivência Nas Ciências Sociais
A Escolha Do Modelo Metodológico Das Ciências Da Religião, Definindo A Abordagem Didática Do ER Na Escola Pública
Unidade 2 - Estudo De Caso: Ensino Religioso No Rio Grande Do Sul
O Ensino Religioso E Os Aparelhos Ideológicos De Estado
O Ensino Religioso No Brasil
O Ensino Religioso No Rio Grande Do Sul
Os Dados Da Prova Brasil 2015
Unidade 3 - A Família: Fator Importante No Processo De Ensino E Aprendizagem Da Criança
Família: Um Breve Histórico
A Família E A Escola: Um Papel Importante A Representar
Escola E Família: Importantes Funções No Desenvolvimento Da Aprendizagem
A Escola E O Desenvolvimento Do Trabalho Em Parceria Com Os Pais



Legalidade e classificação do curso
Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.