Descrição
Esse curso abordará o ensino de Geografia nas escolas, suas principais dificuldades e soluções. As mudanças políticas, atingem em cheio as formas de ensino, já que, as instituições seguem a uma lógica governamental. Além disso, os fatos são interconectados, criando uma espécie de efeito domino, onde uma instância influencia outra.
O objetivo desse curso é destacar práticas, e propor novas metodologias de ensino, visando à formação do aluno crítico e com autonomia de pensamento. As inovações da área de Geografia devem ser acompanhadas por melhorias da estrutura escolar e o aumento da verba para a Educação.
Conteúdo programático
Introdução
Unidade 1 - A Música Como Recurso De Ensino E Aprendizagem Da Geografia
Conceitos Do Ensino Da Geografia No Ensino Básico
A Música Como Recurso Didático
A Seleção Das Musicas
Músicas Para Analises E Interpretação
Tema: Sociedade Capitalista
Tema: Meio Ambiente
Tema Política
Tema: Clima
Tema: Paisagem
Unidade 2 - Processo De Ensino De Geografia Na EJA, Boa Vista/ RJ, E Sua Contribuição Para O Desenvolvimento Sustentável
Marco Metodológico
Análise E Discussão Dos Dados
Unidade 3 - Os Desafios E As Dificuldades Encontradas A Disciplina De Geografia No 6° Ano Do Ensino Fundamental Da Escola Municipal Dr. Antonio Regis, Município De Miguel Alves (PI)
A Geografia No Processo De Ensino-Aprendizagem
O Espaço Geográfico Confrontando A Realidade Do Aluno
A Geografia Em Sala De Aula
As Orientações Oficiais Para O Ensino De Geografia Na Década De 1990
Unidade 4 - Como Desenvolver O Melhor Aproveitamento Das Tecnologias Aplicadas À Educação
Tecnologias A Favor Da Educação
Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.